Análise: Konami Classics Series: Arcade Hits – Nintendo DS

konamiarcadecoverNos anos 80 os arcades eram reis. Pessoas se espremiam em barzinhos de esquina fedidos para jogar e ver os outros jogando. Muitos começaram a jogar neles. Era totalmente diferente do mercado de arcades que temos hoje. E a Konami era uma das boas empresas que investiam nessa plataforma, principalmente com os seus “jogos de navinha”.

Konami Classics Series: Arcade Hits trás os melhores jogos da empresa produzidos nessa época, direto para as duas telas do seu DS. São jogos que seguem padrões muito diferentes dos atuais, o que pode afastar muita gente que não teve contato prévio com algum do tipo. Se você é totalmente centrado no que há de mais novo no mundo dos games e não tem nenhum interesse em velharias, este jogo não é para você, leia o resto do texto por sua conta e risco.

Essa coletânea não quer mostrar gráficos bonitos, não quer te trazer algo que você ainda não tenha visto nem mostrar a bela história da empresa japonesa e um pouco do seu portfólio. O esquema aqui é mais ligado a emoções. É uma coletânea feita para aqueles que conheceram pelo menos um desses games em seus tempos de glória. A graça é relembrar como era quase impossível passar da primeira fase de Time Pilot sem morrer, por exemplo. Claro que alguns deles são praticamente desconhecidos da maioria, mas outros como Contra e Gradius certamente fizeram parte da infância de muito marmanjo por aí. O sentimento de nostalgia é inevitável e é tão agradável que horas se passarão num piscar de olhos e você não vai nem perceber que a primeira fase do Time Pilot ainda não foi vencida.

São ao todo 15 jogos: Roc’n Rope, Track & Field, Basketball, Road Fighter, Yie Ar Kung-Fu, Rainbow Bell, Shao-Lin’s Road, Gradius, Rush’n Attack, Contra, Circus Charlie, Scramble, Horror Maze, Pooyan, e, claro, Time Pilot. Todos muito bem ajustados ao DS. Mas não é apenas uma lista onde você aponta um nome e começa a morrer. Também há alguns extras como ouvir a trilha sonora do jogo, ver o manual original que o acompanhava e ainda ver uma foto da placa que ele usava no gabinete. Não é muita coisa, mas até que é legal.

O grande problema é que dos 15, pelo menos a metade (7,5?) será rejeitada. O maior motivo é o já citado acima, alguns são desconhecidos da maioria, e o outro é que ao lado de clássicos de verdade como Contra e sua ação insana, se tornam totalmente desinteressantes. Mas a metade restante certamente vai te entreter bastante, como nos velhos tempos.

Se você era um menino sagaz que guardava o dinheiro do lanche para comprar uma ficha no bar depois da escola, Konami Classics Series: Arcade Hits é indispensável.

konamiarcade1 konamiarcade3 konamiarcade4

Anúncios
Etiquetado , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: